Boas-Vindas! O CineMontanha insere você no espírito dos campos de altitude serrano

Nos vales e montanhas verdejantes da região mais alta da serra geral, no sul do Brasil, de relevo planáltico múltiplas faces se entrelaçam ao viver do povo serrano catarinense. Caminhos, trilhas, rios,neblina, geada, neve, culinária campeira, histórias etnográficas, lendas, hortifruticultura, orgânicos, vitivinicultura, pinherais e sítios arqueológicos fazem deste lugar um paraíso terrestre e também um "pico" para o Cine Montanha se aventurar com a sétima arte.

O CineMontanha vai mostrar em audiovisual o que faz "a coordilheira catarinense" atrair visitantes em busca do espírito das Montanhas e a comunidade a orgulhar-se de viver aqui, tendo tudo ao seu lado em um único lugar nas quatro estações.

Confira Urubici ao vivo e em cores , seus aromas e seus sabores e conheça também em sua expedição outros roteiros de belezas únicas que por aqui vão se exibir.

Aventure-se num olhar - nós colocamos os roteiros em suas mãos e a serra ao seus pés.

Confira Trailers e sinopses da I Mostra de Ecoturismo. Na coluna à direita alguns dos atrativos da Serra e notícias.

terça-feira, 7 de junho de 2011

“Cine Ambiente”, “Revelando os Brasis” e “ Surf nas Montanhas” animaram as escolas

Durante os 10 dias as sessões foram abertas, manhã, tarde e noite, gratuitamente. Na programação, um leque especial e títulos para  as escolas mobilizadas através de parceria permanente do Cine Montanha com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do Colégio Santa Clara, só este com mais de 200 alunos. As exibições foram marcadas pela projeção dos micro curtas Cine Ambiente. Nove títulos em animação (Bafo quente, bilhões de árvores, Urso despolar, gente grande, diário da terra e outros) prenderam um público de cerca de 850 estudantes na temática “mudanças climáticas”.  Na platéia a maioria crianças e adolescentes, salvo as poucas exceções, um público que nunca ou pouco foi ao cinema. As exibições previstas para encerrarem no sábado, 04, precisaram ser estendidas por mais um dia para atender 170 crianças da rede municipal de ensino, que ainda não tinham participado. A exibição do Cine Ambiente foi resultado de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente e Secretaria Nacional do Audiovisual que autorizam seu uso na Mostra.
Também foram para o telão vídeos sobre o Parque Nacional de São Joaquim e permacultura cedido pela ONG Asa Branca de Brasília além de curtas produzidos por brasileiros de municípios com até 20 mil habitantes que participaram do projeto Revelando os Brasis do Instituto Marlin Azul que disponibilizou para a Mostra de Ecoturismo 20 títulos do projeto, sendo mais exibidos: O Circo Chegou, Os Faxinais: Uma História de Luta e Amor à Terra, O Dono do Carnaval, Manã Bai, De Tempos em Tempos e “Tropeiro”.
 
 Melhor Idade reservou sessão exclusiva para ver Tropeiro e Cine Ambiente
O Filme "Tropeiro", de Arthur Gomes dos Santos (PE) conta que os tropeiros que, até os anos 50, transportavam as mercadorias nos lombos dos burros pelo sertão, foi solicitado solicitado especialmente para ser visto por 28 pessoas do grupo da “Melhor Idade” que reservam a sessão só para eles na manhã de quarta-feira, 25. O motivo é que o tropeirismo também faz parte da história da Serra Catarinense e recentemente o tema havia sido discutido entre o Grupo que freqüenta as atividades do  Centro de Atendimento em Assistência Social de Urubici (CRAS). Além desse também prestigiaram os micro curtas do Cine Ambiente.
Outra parceira do Cine Montanha na I Mostra de Ecoturismo foi a Mostra Internacional de Filmes de Montanha do RJ que oportunizou o contato com os diretores de produções exibidas na Mostra Internacional como “Caminho Teixeira”, “Tupungato – acima de 6 mil”, “100km no Cerrado” , “Ciclos” com parceria da Sol Paraglider de Jaraguá do Sul e “Surf nas Montanhas” que foi apresentado pelo próprio diretor , o cineasta carioca Gabriel Alho.

Nenhum comentário: